1
MENSAGENS DA
ADMINISTRAÇÃO

ANO MARCADO POR IMPORTANTES AVANÇOS NO FORTALECIMENTO
DAS OPERAÇÕES E DIVERSIFICAÇÃO DO PORTFÓLIO
GRI G4-1

Nossa plataforma de produção global, única no mercado, combinada com uma gestão focada na excelência operacional, nos permitiu obter bons resultados durante 2015. O ano foi marcado por importantes avanços na estratégia da JBS.

Fortalecemos nossas operações em importantes regiões produtoras de alimentos no mundo e diversificamos nosso portfólio, agregando cada vez mais valor aos nossos produtos, com marcas fortes e reconhecidas pelo mercado.

Nossas vendas consolidadas atingiram R$163 bilhões em 2015, uma expansão de 35% em relação a 2014. No ano, 30% das vendas globais da Companhia ocorreram por meio das exportações, que somaram US$15,4 bilhões, com destaque para Ásia e Oriente Médio. Nosso EBITDA foi de R$13,3 bilhões, um incremento de 20% sobre o ano anterior, com uma margem EBITDA de 8,2%. O lucro líquido do ano apresentou uma expressiva melhora e atingiu R$4,6 bilhões, 128% superior a 2014, equivalente a R$1,60 por ação. No lado financeiro, nossa disciplina contribuiu para elevar a classificação de risco da JBS perante as três principais agências de rating. Continuamos focados em melhorar as nossas métricas financeiras, promovendo solidez e consistência ao nosso negócio.

Outro destaque do ano foi a geração de caixa operacional, que totalizou R$21,2 bilhões e nos permitiu crescer e realizar aquisições estratégicas. Além da expansão da nossa plataforma no Brasil, concluímos, no primeiro semestre, a aquisição da Primo na Austrália, empresa líder no segmento de produtos preparados de valor agregado, dona de marcas fortes e de grande reconhecimento e aceitação por parte dos clientes e consumidores.

Expandimos a nossa operação no México por meio da aquisição de ativos na região e também concluímos a aquisição da Moy Park, empresa sediada no Reino Unido que está totalmente alinhada com nossa estratégia global. A Moy Park é reconhecida pela alta qualidade de seus produtos e pioneirismo em inovar na produção de alimentos. No final de outubro, ampliamos as nossas operações de suínos no mercado americano, com a aquisição de ativos estratégicos, bem localizados e com a vantagem de produzir itens de valor agregado.

Comunicamos ao longo de 2015 e no início de 2016 o fortalecimento do nosso time de liderança global, nomeando gestores com profunda experiência no nosso setor de atuação para contribuir com o crescimento sustentável da JBS. Também anunciamos uma nova estrutura de gestão regional, com a criação de quatro plataformas: América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.

No ano de 2015 fortalecemos e diversificamos nossa plataforma de produção global de alimentos, com acesso a matéria-prima em diversos mercados e em diferentes proteínas, o que nos protege de questões sanitárias e barreiras comerciais e nos possibilita acessar 100% dos mercados consumidores. Essa diversificação geográfica e em proteínas nos permite mitigar a volatilidade associada aos ciclos das commodities e entregar resultados mais sólidos e consistentes.

Estamos investindo em pesquisa e inovação para agregar valor aos nossos produtos e assim trazer mais conveniência para nossos clientes e consumidores. Dedicamo-nos a entender o comportamento dos consumidores e assim inovar e customizar os nossos produtos, pensando em saúde e bem-estar. Além disso, seguimos investindo no fortalecimento de nossas marcas-chave, como Seara, Friboi, Swift, Primo, Hans, Beehive, Moy Park, Pilgrim’s, Pierce, Del Dia, entre outras.

Analisando o cenário econômico, acompanhamos a projeção do crescimento populacional no mundo, que irá aumentar expressivamente a demanda por alimentos e pelos nossos produtos. Adicionalmente, a mudança de hábitos de consumo, combinado com uma maior disponibilidade de renda em diversos países, tem provocado uma busca por uma dieta mais saudável, com aumento do consumo de alimentos mais nutritivos e à base de proteínas.

Estamos confiantes em nossa plataforma global de alimentos e em nosso time altamente qualificado para conduzir a JBS em nossa estratégia. Vamos nos manter vigilantes na excelência operacional, na segurança alimentar, na qualidade de nossos produtos e no alto padrão do nível de serviço para continuar a superar as expectativas de nossos clientes e consumidores.

Aproveito essa oportunidade para agradecer a todos os nossos parceiros, clientes, fornecedores, investidores e demais stakeholders que nos apoiam e acreditam na JBS. Faço um agradecimento especial a todos os nossos mais de 230 mil colaboradores, embaixadores da nossa cultura e dos nossos valores, que contribuem diariamente para o crescimento e desenvolvimento da JBS.

Wesley Batista
CEO Global da JBS