5
CULTURA

CULTURA JBS
GRI G4-56
Eventos de Cultura

A principal ação desenvolvida para que os colaboradores vivenciem a Cultura JBS são os Eventos de Cultura. Eles têm se mostrado, inclusive, como ferramentas eficazes para traduzir a JBS aos colaboradores das operações recentemente adquiridas.

Nesses eventos, as principais lideranças da JBS se encontram com os colaboradores para transmitir os valores, visão e crenças da Companhia. O próprio CEO global participa dessas ocasiões, sendo acompanhado, em algumas delas, pelo fundador da JBS e por outros executivos. Por meio de apresentações, debates e troca de experiências, os Eventos de Cultura têm se mostrado eficazes para engajar os colaboradores aos princípios que norteiam a atuação da JBS.

Em 2015, mais de 103 mil colaboradores das operações do Brasil e do exterior participaram desses eventos.

  • No Brasil, cerca de 93 mil colaboradores participaram de Eventos de Cultura promovidos entre os meses de outubro de 2014 e junho de 2015 nas unidades da JBS Carnes, JBS Foods, JBS Couros e JBS Novos Negócios.
  • No Mercosul, cerca de 400 lideranças da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México e Chile estiveram em Buenos Aires, em março de 2015, para um Evento de Cultura específico para esse público.
  • Três meses depois, aproximadamente 2 mil colaboradores desses países marcaram presença nos Eventos de Cultura promovidos na Argentina.
  • Em maio, junho e outubro, aconteceram Eventos de Cultura no Uruguai e no Paraguai, reunindo mais de 3,1 mil colaboradores.
  • Entre junho e outubro, foram realizados dez Eventos de Cultura em cidades dos Estados Unidos e Canadá, reunindo cerca de 4,2 mil colaboradores. Também foi promovido um evento nos Estados Unidos, em março, para 630 lideranças das operações daquele país e do Canadá, México e Austrália.
  • Em novembro, 255 colaboradores da Moy Park participaram de um Evento de Cultura especialmente desenvolvido para esse público. Tal encontro aconteceu em Londres.

Cada colaborador da JBS exerce a função de guardião da Cultura da empresa. A responsabilidade da área de Recursos Humanos é disseminar os valores, pilares e crenças, proporcionando situações nas quais os colaboradores possam vivenciá-la. No papel de guardião, cada colaborador é encarregado de exemplificar a Cultura por meio de ações e palavras, diariamente.

Evento de Cultura JBS

Canais de Comunicação

A comunicação clara e direta com os colaboradores é uma maneira de disseminar e fortalecer a cultura da JBS entre esse público. Por isso, em 2015, as unidades de negócios instaladas no Brasil apostaram no desenvolvimento de novos canais e no aprimoramento dos já existentes:

  • Manual de Comunicação Interna – Criado com o objetivo de padronizar os canais e estruturar os processos de comunicação. Para disseminar esses princípios, foi multiplicado o número de agentes de comunicação nas áreas de negócios. O objetivo é estabelecer uma linguagem única e padronizada nos materiais, zelando pelos veículos de comunicação das respectivas unidades.
  • Intranet Colaborativa – Dada a dispersão geográfica das operações da JBS, a intranet foi reformulada, em 2015, com o objetivo de favorecer a aproximação entre os colaboradores. A ferramenta, no novo formato, passou a estimular a disseminação de boas práticas e troca de experiências entre o público interno.
  • Revista Dimensão – Também lançada em 2015, leva ao colaborador, a cada trimestre, informações sobre os negócios da Companhia, além de abordar outros temas de interesse.
  • Portal RH com Você – Trata-se de um novo acesso, na intranet da Companhia, para a Avaliação de Desempenho, plataforma tecnológica para acompanhar o crescimento profissional dos times, por meio da avaliação de resultados e comportamentos demonstrados na empresa. A reformulação do portal, no Brasil, segue modelo já utilizado pelas unidades da JBS nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. De acesso exclusivo para lideranças das Unidades e colaboradores com cargos técnicos, o colaborador pode, por meio do portal, acompanhar suas metas, participar da avaliação 360° e inserir e acompanhar seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). É possível também atualizar suas informações de currículo e carreira, objetivos profissionais, mobilidade geográfica e hierarquia; consultar todo organograma da JBS; entre outras funcionalidades.